segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Prazer em voar

Postada novamente na íntegra em 01/02/2011 com título Paulistinha P56-C

Reportagem clicada da Revista Aeromagazine - Edição Histórica nº 112 (disponível para venda em www.revistaaeromagazine.com.br assim como no site Mercado Aberto.
Aumente o zoom da página e caso não consiga visualizar, as fotos estão armazenadas em 
http://www.flickr.com/photos/56135521@N02/sets/72157625819386253/
















Muito triste, lamentável acidente com esse PP HLV , cujas causas ainda estão sendo investigadas. Faleceram no ato o instrutor Ricardo Giannon Cunha, 22 anos e seu aluno João Henrique Mendonça, 18 anos. Que suas almas estejam em paz, nossas condolências aos familiares e amigos.








17/11/2010
Duas pessoas morrem após queda de avião no Aeroclube de Bragança Paulista
Da redação
Fotos: Fabiano Costa / BJD
Logo após decolar, a aeronave envergou para a lateral e caiu, incendiando-se e causando a morte dos jovens

  
Acidente anterior:
Por volta de 15h15 de segunda-feira, dia 15, um avião modelo P-56, prefixo PP-HLV, caiu logo após ter decolado do Aeroporto Arthur Siqueira.

Conforme informações que constam em boletim de ocorrência, o avião era pilotado por Rafael Giaccon Cunha, 22 anos, e tinha como passageiro João Henrique Mendonça, 18 anos. Após decolar, a aeronave envergou para a lateral da pista e, em seguida, caiu ao chão, incendiando-se.

Segundo peritos do Instituto de Criminalística, equipe de perícia da Aeronáutica e bombeiros, as vítimas morreram na hora. Uma equipe do Seripa-4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) esteve no Aeroporto para dar início às investigações sobre o caso.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópicos.

21 AGO - Aeroclube de Bragança Paulista - AK PA-56 C-1 - PP-HLV






A aeronave decolou do Aeroporto de Bragança Paulista - SP (SDBP) para um vôo re recheque de Instrutor de Vôo e Monomotor Terrestre, tendo a bordo checando e checador. Na decolagem, ao atingir a velocidade de 40 mph, o checando começou a picar a aeronave e esta saiu do solo com baixa velocidade, abrindo 45 graus à direita da pista, ainda a baixa velocidade e com pouco controle. Essa situação permaneceu até que a aeronave, oscilando de asa, colidisse com o solo, sofrendo avarias graves. Os dois ocupantes tiveram lesões leves.

lELeia mais em  http://www.thekathrynreport.com/2010/11/neiva-p56-c-aeroclube-de-braganca.html

e também:



Avião 'Paulistinha' é considerado seguro por pilotos

O avião acidentado em Bragança Paulista é um P-56, conhecido como Paulistinha. O modelo é muito utilizado em instruções de voo (veja quadro abaixo) e é um equipamento considerado seguro.
"Essa aeronave faz parte de um projeto idealizado na década de 50. É um equipamento dócil, largamente utilizado em instruções e formou a maioria dos pilotos que estão hoje no mercado aeronáutico civil", explica Plinio Vicentin, piloto há 22 anos, atualmente baseado no aeroclube de Guaratinguetá.

Segundo Plinio, a manutenção do aeroclube de Bragança Paulista é uma das melhores do país. Um fator considerado desafiador para este modelo de aeronave é a força dos ventos. "É uma aeronave muito leve e com vento muito forte o voo se torna perigoso", diz o piloto.

As causas do acidente devem ser divulgadas em até 60 dias, após perícia da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil.

A aeronave já esteve envolvida em outro acidente

A aeronave acidentada ontem, o Neiva P56 C1 'Paulistinha', prefixo PP-HLV, sofreu um acidente em 2004, quando também registrou problemas na decolagem. Na ocasião, 2 pessoas ficaram feridas.
Fonte e arte: VNews



Nenhum comentário:

Postar um comentário