quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aeroclube - 002 - Aeroclube de São Leopoldo - I - RS - Brazil


Quase toda semana passo pela frente ou pela avenida que cruza essa área tão bonita e parcialmente desativada, ora dividida em "à esquerda" e " à direita" do Makro (clique em MAPA). No site do Aeroclube de Eldorado do Sul, encontrei a história do Aeroclube de São Leopoldo. Tenho fotos atuais e farei mais algumas para mostrar em outra postagem (veja algumas no final deste post)
  História (1941 - 2002)





O aeroclube de Eldorado do Sul traz a tradição do aeroclube de São Leopoldo, mas numa nova área e com uma infra-estrutura muito melhor.
O antigo aeroclube de São Leopoldo foi inaugurado em 1941 e desde então sempre primou pela qualidade da formação de seus estudantes e instrutores. É comum encontrar pilotos dos mais diversos segmentos da aviação, tanto no âmbito nacional quanto internacional que fizeram seus cursos no aeroclube.]
Porém com o avanço da cidade, o aeroclube passou a operar com restrição devido a grande proximidade com a área urbana, foi entao que em 2003 o aeroclube se mudou para a nova cidade na área de Eldorado do Sul.
Com nova estrutura e uma pista de 1600 metros de comprimento o aeroclube vem formando muitos pilotos a cada ano, sempre primando pela qualidade técnica e teórica.
Trecho do livro, Scharlau - Um bairro cidade do professor José Bottaga, página 51. 1ª edição - 2000
Aeroclube de São Leopoldo
O aeroclube de São Leopoldo, o nosso aeroclube, foi fundado em 1941 por Kurt Ostermeyer, Othon Blessmann, Ari Andreazza e Pedro Adams. Por que aqui? Contam que, na enchente de 1941, foi o único lugar que ficou fora da água. Conforme Ernesto lemmertz, só em 11 de de julho de 1943, um dia após estar morando aqui, desceu o primeiro avião, mas que, segundo o testemunho de outro morador, atolou, pois a pista ainda não estava bem compactada.

Certa vez, ao elogiar a quantidade de vôos realizados pelos alunos, significando o sucesso dos cursos aqui administrados dos quais participavam alunos até do longínquo Pará, fui duramente criticado por um morador do bairro Santos Dummont, que via um perigo constante sobre sua cabeça. Nosso aeroclube, que em março deste ano vai realizar o 146º curso de Piloto Privado, só trouxe fama e progresso para o bairro e não perigo, pois desconhece-se que algum tenha caído. Infelizmente é mais um que vai nos deixar, apenas por falta de vontade política, o que é pior. Começou com o asfaltamento da rua fronteiriça, na divisa com Novo Hamburgo, impedindo o prolongamento da pista, uma necessidade para o pouso de aviões maiores, e terminou com o super preço para a compra de um banhado e a dificuldade de aterrá-lo. Ele está de muda para Eldorado do Su


 História 
O aeroclube de Eldorado do Sul traz a tradição do aeroclube de São Leopoldo, mas numa nova área e com uma infra-estrutura muito melhor.
O antigo aeroclube de São Leopoldo foi inaugurado em 1941 e desde então sempre primou pela qualidade da formação de seus estudantes e instrutores. É comum encontrar pilotos dos mais diversos segmentos da aviação, tanto no âmbito nacional quanto internacional que fizeram seus cursos no aeroclube.
Porém com o avanço da cidade, o aeroclube passou a operar com restrição devido a grande proximidade com a área urbana, foi entao que em 2003 o aeroclube se mudou para a nova cidade na área de Eldorado do Sul.
Com nova estrutura e uma pista de 1600 metros de comprimento o aeroclube vem formando muitos pilotos a cada ano, sempre primando pela qualidade técnica e teórica.
Trecho do livro, Scharlau - Um bairro cidade do professor José Bottaga, página 51. 1ª edição - 2000
Aeroclube de São Leopoldo
O aeroclube de São Leopoldo, o nosso aeroclube, foi fundado em 1941 por Kurt Ostermeyer, Othon Blessmann, Ari Andreazza e Pedro Adams. Por que aqui? Contam que, na enchente de 1941, foi o único lugar que ficou fora da água. Conforme Ernesto lemmertz, só em 11 de de julho de 1943, um dia após estar morando aqui, desceu o primeiro avião, mas que, segundo o testemunho de outro morador, atolou, pois a pista ainda não estava bem compactada.

Certa vez, ao elogiar a quantidade de vôos realizados pelos alunos, significando o sucesso dos cursos aqui administrados dos quais participavam alunos até do longínquo Pará, fui duramente criticado por um morador do bairro Santos Dummont, que via um perigo constante sobre sua cabeça. Nosso aeroclube, que em março deste ano vai realizar o 146º curso de Piloto Privado, só trouxe fama e progresso para o bairro e não perigo, pois desconhece-se que algum tenha caído. Infelizmente é mais um que vai nos deixar, apenas por falta de vontade política, o que é pior. Começou com o asfaltamento da rua fronteiriça, na divisa com Novo Hamburgo, impedindo o prolongamento da pista, uma necessidade para o pouso de aviões maiores, e terminou com o super preço para a compra de um banhado e a dificuldade de aterrá-lo. Ele está de muda para Eldorado do Su.
Fonte: http://www.aeroeldorado.com.br/historia.htm


A seguir, fotos feitas por mim, Nilce Bravo, sendo as primeiras em janeiro 2010.






3 comentários:

  1. Este Aeroclube sempre primou pela segurança tanto de seus alunos quanto de seus instrutores, com uma manutenção perfeita a cargo do Engenheiro Urbano e mecanicos altamente competentes.
    Parabéns pela matéria e muito sucesso com seu blog, é de utilidade e diversão para o segmento
    aeronáutico.

    ResponderExcluir
  2. tive a grande felicidade de morar, conviver e ser aluno desse aeroclube.Tive bons instrutores e amigos como Rosario,Schenkell,Sperb,Ogando.Pena que nessa época eu aprontava muito e as regras eram rígidas,não poderia ser de outra forma.Até hoje lamento ter deixado escapar a oportunidade que meus pais me deram de ser piloto.Aí solei com 30 horas de voo, aí fui batizado com oleo.

    ResponderExcluir