segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Encontro de águas







Encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, Amazonas - Brazil foto enviada por Peace and Love de Manaus/AM
Pesquisando na Wikipedia: 
Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água negra, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turisticas da cidade de Manaus.
Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.[1]
Há dezenas de agências de turismo que oferecem o passeio à região, em roteiros que costumam incluir uma volta pelos igarapés da região. Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode pôr a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas diferentes.[carece de fontes]
No período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor epoca para fazer um passeio para observar o encontro das águas, uma vez que as saidas dentre os igarapés são em canoas motorizadas. Pode-se entrar nos furos e braços de rios e ter a possibilidade de ver animais como: pássaros, macacos e preguiças.
O passeio sempre é realizado no Parque Ecológico do Janauari, onde também pode-se observar e tirar fotos das plantas aquáticas Vitórias-Régias. No final do passeio é em um restaurante flutuante, com a comida tipica amazonense. Está em construção uma plataforma de observação do encontro projetada por Oscar Niemeyer.

Dupla sertaneja Rio Negro e Solimões
Miniatura3:26








PEAO APAIXONADO - RIONEGRO E SOLIMOES

PEAO APAIXONADO - RIONEGRO E SOLIMOES
  2 anos atrás  332615 exibições






Peão Apaixonado Rio Negro e Solimões



Eu vou com tudoHoje eu não fico de fora 

Se a saudade apertar

Eu chego o reio e meto a espora
Nada derruba um peão apaixonado
Que deixou em outro Estado
A mulher que mais adora
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Pula boi, pula cavalo
Pula cavalo e boi
Coração pula no peito
Lembrando o amor que se foi
Foi felicidade
Felicidade sim
Coração pula no peito
Saudade que não tem fim
Foi felicidade
Felicidade sim
Coração pula no peito
Saudade que não tem fim
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Nada derruba um peão apaixonado
Que deixou em outro Estado
A mulher que mais adora
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Nada derruba um peão apaixonado
Que deixou em outro Estado
A mulher que mais adora
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Pula boi, pula cavalo
Pula cavalo e boi
Coração pula no peito
Lembrando o amor que se foi
Foi felicidade
Felicidade sim
Coração pula no peito
Saudade que não tem fim
Foi felicidade
Felicidade sim
Coração pula no peito
Saudade que não tem fim
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora
Nada derruba um peão apaixonado
Que deixou em outro Estado
A mulher que mais adora
Eu vou com tudo
Hoje eu não fico de fora
Se a saudade apertar
Eu chego o reio e meto a espora




































































...e essa letra que não é da dupla, mas fala nos doi rios, interessante mas não achei o respectivo video, mas tem uns videos bem legais do mesmo autor no Youtube, e pelo que entendi, alusivos "a sua vivência na região.
Não Rio Mais Xangai
Amazonas é o Negro
Solimões vei'lhe encontrar
Tocantins se diz encheu
Pororoca em Macapá
Cumê pitu ‘té intupi
Com tucupi e guarani
De alimentar.

Carinhanha com Jequitinhonha
É misturar o São Francisco
Com o Mucuri.

Doce seria
Parnaíba Canga
Paraibaiano
Para o Maranhão.

Angelim secou
Pardo é um boqueirão.

Rio de Contas não dá conta
Rio do Rolo já rolou
Rio da Dona já dançou
Sorrio de tudo
E eu não rio mais.


http://www.vagalume.com.br/xangai/nao-rio-mais.html#ixzz1E1zYxIXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário