terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paulistinha P56-C

Nosso post de ontem, 31/01/2011, traz matéria sobre o Paulistinha P56-C cujo título   Prazer em Voar  não deve ter chamado atenção, por isso posto novamente agora, com adendo na postagem original para para melhor aproveitamento de seu conteúdo. 


Importante ressaltar que se trata de fotografias de páginas de uma revista Aero Magazine, n°112 de  2003 e a idéia inicial era apenas garantir-me a leitura em outro momento..


Mesmo ampliando, em algumas páginas a leitura poderá se tornar difícil, por isso postei todas as fotos originais no no Flickr, cujo link de acesso também está na matéria ora copiada.
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Reportagem clicada da Revista Aeromagazine - Edição Histórica nº 112 (disponível para venda em www.revistaaeromagazine.com.br assim como no site Mercado Aberto.
Aumente o zoom da página e caso não consiga visualizar, as fotos estão armazenadas em 
http://www.flickr.com/photos/56135521@N02/sets/72157625819386253/
















Muito triste, lamentável acidente com esse PP HLV , cujas causas ainda estão sendo investigadas. Faleceram no ato o instrutor Ricardo Giannon Cunha, 22 anos e seu aluno João Henrique Mendonça, 18 anos. Que suas almas estejam em paz, nossas condolências aos familiares e amigos.










17/11/2010
Duas pessoas morrem após queda de avião no Aeroclube de Bragança Paulista
Da redação
Fotos: Fabiano Costa / BJD
Logo após decolar, a aeronave envergou para a lateral e caiu, incendiando-se e causando a morte dos jovens

  

Por volta de 15h15 de segunda-feira, dia 15, um avião modelo P-56, prefixo PP-HLV, caiu logo após ter decolado do Aeroporto Arthur Siqueira.

Conforme informações que constam em boletim de ocorrência, o avião era pilotado pelo instrutor e aluno. Após decolar, a aeronave envergou para a lateral da pista e, em seguida, caiu ao chão, incendiando-se.

Segundo peritos do Instituto de Criminalística, equipe de perícia da Aeronáutica e bombeiros, as vítimas morreram na hora. Uma equipe do Seripa-4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) esteve no Aeroporto para dar início às investigações sobre o caso.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópicos.
21 AGO - Aeroclube de Bragança Paulista - AK PA-56 C-1 - PP-HLV








A aeronave decolou do Aeroporto de Bragança Paulista - SP (SDBP) para um vôo re recheque de Instrutor de Vôo e Monomotor Terrestre, tendo a bordo checando e checador. Na decolagem, ao atingir a velocidade de 40 mph, o checando começou a picar a aeronave e esta saiu do solo com baixa velocidade, abrindo 45 graus à direita da pista, ainda a baixa velocidade e com pouco controle. Essa situação permaneceu até que a aeronave, oscilando de asa, colidisse com o solo, sofrendo avarias graves. Os dois ocupantes tiveram lesões leves.

O Seripa IV (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - São Paulo) vai investigar as causas do acidente. Funcionários do aeroclube contaram que as condições do tempo eram boas. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a situação da aeronave era regular. “A aeronave era homologada, tinha o certificado de aeronavegabilidade das autoridades responsáveis. Todo o avião com esse certificado é considerado seguro”, afirmou o Coronel Luiz Nave Castro, do Seripa IV.

lELeia mais em  http://www.thekathrynreport.com/2010/11/neiva-p56-c-aeroclube-de-braganca.html


Avião 'Paulistinha' é considerado seguro por pilotos

O avião acidentado em Bragança Paulista é um P-56, conhecido como Paulistinha. O modelo é muito utilizado em instruções de voo (veja quadro abaixo) e é um equipamento considerado seguro.

"Essa aeronave faz parte de um projeto idealizado na década de 50. É um equipamento dócil, largamente utilizado em instruções e formou a maioria dos pilotos que estão hoje no mercado aeronáutico civil", explica Plinio Vicentin, piloto há 22 anos, atualmente baseado no aeroclube de Guaratinguetá.

Segundo Plinio, a manutenção do aeroclube de Bragança Paulista é uma das melhores do país. Um fator considerado desafiador para este modelo de aeronave é a força dos ventos. "É uma aeronave muito leve e com vento muito forte o voo se torna perigoso", diz o piloto.

As causas do acidente devem ser divulgadas em até 60 dias, após perícia da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil.

A aeronave já esteve envolvida em outro acidente

A aeronave acidentada ontem, o Neiva P56 C1 'Paulistinha', prefixo PP-HLV, sofreu um acidente em 2004, quando também registrou problemas na decolagem. Na ocasião, 2 pessoas ficaram feridas.
Fonte e arte: VNews





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