sábado, 3 de setembro de 2011

Realizando um sonho


Colaboração de Rodrigo Daniel Calheiros via email:


Seguindo a linha do meu amigo Saulo Quintella, venho aqui dar meu depoimento e postar também algumas fotos do meu paulistinha.

       Nota: O depoimento de Saulo Quintella está na matéria Réplica de um Cap4 postada neste blog em 19/06/2010. Para ler na íntegra  clique no link ou copie no seu navegador http://paulistinhap56.blogspot.com/2010/06/replica-de-um-cap-4.html 

O ano é 2000, começo meu treinamento de piloto privado no Aeroclube de Alagoas em dois Aero Boeros,  PP-FLE  PP-GES. Certo dia em meados de dezembro tive a oportunidade de fazer um vôo panorâmico em um Paulistinha, o PP-HOF, que não era utilizado para instrução naquela entidade como forma de preservar o equipamento, por isso raramente o víamos voar.

O PP-HOF era um Paulistinha com motor de 108 HP bem conservado considerando sua idade, a pintura já sofria com a ação do tempo, mas mesmo assim era uma aeronave simpática de se apreciar.

Assim que entrei na astronave logo notei a imensa diferença dos meus treinadores, os Boeros, começando pela partida, pois como não era elétrica necessitávamos da ajuda de um mecânico pra acionarmos, nunca me esqueço daquele episódio: o mecânico, nosso querido ferreirinha falava: "hélice livre", meu instrutor respondia: "livre", daí Ferreirinha girava umas duas a três vezes a hélice daí falava: "contato", ligávamos os magnetos e nosso mecânico dava um simples tapa na bendita e o motor já tava contando cilindro. Não preciso nem falar de quando comecei literalmente a voar, seus comandos leves e precisos, sua docilidade incomparável, seu vôo suave me encantou desde o primeiro minuto.

Bem, após esse vôo de apenas 50 minutos não tinha como não me apaixonar por aquela máquina simples, mas magnífica.

Após quase dez anos de espera, finalmente estou prestes a realizar um sonho: voa meu próprio Paulistinha.

Com muita insistência consegui convencer meu amigo Saulo Quintella, que possuía esse avião em fase de construção, a vender sua máquina. (À esquerda, foto do Cap4 do Saulo Quintella - voando no domingo)


Bem, pra finalizar, meu avião já está 90 % pronto, aguardando apenas terminar a parte elétrica e "tocar fogo no motor".
Segue anexo fotos do PP-HOF e do PU-PDR (PAULISTINHA DRODIGO) vulgo Capitão América.
Em breve estarei voando meu P-56 com motor Lycoming 125 Hp totalmente personalizado.




abraço a todos.

Rodrigo Calheiros

Agradecimento muito especial ao Rodrigo Capitão América Calheiros, que nos mandou essa linda história via email em 09 de julho de 2011. Um grande abraço do Avião Paulistinha


Postagens deste blog http://paulistinhap56.blogspot.com/p/links-muito-legais.html

3 comentários:

  1. Isso que é sonho. Jah voei o Paulisitnha e adoro, sem comparacao com boero. Espero que seja mto feliz com o seu. E parabens pela realização desse sonho.

    ResponderExcluir
  2. Brazilian Flying Legens obrigada por seu comentário, veja o que disse o Jether em Réplica de um Cap4 clique ou copie o link : http://paulistinhap56.blogspot.com/2010/06/replica-de-um-cap-4.html

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir